30.8.08

OBAMA: UMA GRANDE MARCA

Eleger um candidato negro e descendente de mulçumanos em uma das sociedades mais preconceituosas no planeta é uma mudança significativa. Para realizar essa mudança, nada mais coerente do que envolver os jovens. Mas para chamar a atenção de uma massa de eleitores descrente com a politica, é preciso entende-los. E Barack Obama compreende muito bem quem é a nova geração e a necessidade de desenvolver novas estratégias para conquistá-los.



Acho que ele mostrou desde o começo que entende a importância da interatividade, utilizando a internet como uma grande plataforma de conteúdo e entretenimento, e não apenas como mais um ponto de contato. Esse post do knowtec fala muito bem disso. Ao invés do tradicional site de campanha, Obama desenvolveu uma rede social para disseminar suas propostas e conteúdo, envolver seus eleitores e mudar o marketing político como o conhecemos.



E para traduzir a proposta de mudança, o design tem um papel fundamental. Esse post do Brainstorm9 mostra como os logos para as causas da campanha propõem uma releitura da própria bandeira dos EUA. A reestilização e atualização desse ícone tão poderoso dá uma lição do que é segmentação. E acredito que segmentação seja a base para a democracia hoje em dia.



Mas para mim, o mais impressionante da campanha é a ultilização da arte e da música para criar um conteúdo emocionante e transmitir sua mensagem. O projeto Manifest Hope convida diversos artistas a mostrarem em imagens o que é Esperança, Progresso, Mudança, União e Patriotismo. Mais uma vez, muito alinhado ao comportamento do jovem, que usa a arte não só para se expressar, mas como uma forma de propor mudanças culturais.



Além disso, a cultura jovem sempre será sinonimo de música. E Obama sabe como fazer um show e utilizar o apoio de referencias da musica pop e a linguagem videoclíptica da nova geração a seu favor. Todos os vídeos no YoutTube tem milhares [e milhões] de visitas...

Yes We Can [mais de 9 milhões de views e um premio Emmy]:



We Are The Ones Song:



Minha conclusão não é comprar Obama com os outros candidatos, mas sim dizer que ele sabe se conectar com as pessoas desse mundo novo em que vivemos. Barack foi muito além de uma campanha para presidente, criando aquilo que apenas os estadistas mais inteligentes e sofisticados foram capazes de desenvolver: uma marca poderosa e envolvente para as massas.

28.8.08

I <3 PLASMOSIS

Todo mundo adora frases de efeito, os famosos quotes. O Plasmosis é um site de frases sinceras, divertidas e algumas muito reflexivas. Sabe aquela frase que casa perfeitamente com o seu humor? lá tem. Tudo com uma tipologia muito classuda e descolada, ideal para usar de wallpaper. Vale dar uma passeada por lá e dar umas risadas...=)













[Via twitter da rebokel]

26.8.08

SAMSUNG E A INTERATIVIDADE

Interatividade é uma palavra banalizada. Todo mundo fala disso com a maior autoridade e está sempre gritando por aí que sabe o que isso significa só porque lançou "a ação mais interativa ever". Mas é difícil ver algo realmente novo e relevante.

Há algum tempo, o Choose Your Path deixou as pessoas histéricas com a possibilidade de interagir com os vídeos do YouTube em um jogo-vídeo-história muito interessante. O sistema que utiliza as anotações de vídeo para turbinar a troca de informações é muito interessante e certamente teria dado outro rumo para a finada lonelygirl15.



Daí a Samsung lançou o Follow Your Instinct, uma série de vídeos para divulgar o novo smart phone da marca. O roteiro e a produção são muito bem amarrados para criar uma experiência divertida e transmitir uma atitude dinâmica e provocante sem ter que usar palavras.



Claro que a campanha online tem produto e mostra como ele tem mais features que o concorrente [e de forma muito bem-humorada, diga-se de passagem], mas ter uma história que realmente envolve é muito mais relevante para as pessoas.

Acredito que esse é o futuro, especialmente com a chegada de novas ferramentas de interatividade, como os TV Widgtes. Esse software permite navegar pelos favoritos da internet através do controle remoto, integrando funções da web e da TV em uma única plataforma de entretenimento.

Mas para criar experiências interessantes como Instinct, é preciso compreender esse novo cenário e ter em mente que a boa e velha interatividade é um recurso para envolver e se conectar com as pessoas, e não uma melancia para pendurar no pescoço [ou no produto] para parecer cool, trendy e outros jargões sem sentido...

[Via Colméia e PSFK]

22.8.08

COMO CONSTRUIR UM MUNDO MELHOR?

O blog coletivo Ask MetaFilter lançou uma polêmica muito interessante essa semana: "Whatnow to improve the human race?" to do . A questão é muito intrigante, pois nos faz pensar no que fazer para melhorar o mundo sem jogar a responsabilidade no governo ou em outras instituições, mas sim no que um único indivíduo pode fazer.



As respostas são muito instigantes pela quantidade de pessoas que não acredita que cada um de nós faz a diferença, destoando completamente do comportamento da nossa sociedade cada vez mais individualizada. Isso fica ainda mais intrigante quando pensamos em questões que dependem sim de cada um, como doar sangue ou até a redução do impacto ambiental.



De qualquer forma, a discussão é inspiradora. Os assuntos vão desde superpopulação até o respeito e a tolerância, compondo um furacão de sugestões, debates e algumas idéias muito criativas. Vale dar uma lida...

"I'll be damned if we are not just robot brains by 2050, so I guess make some nice robot brain canisters for everyone?"

"Learn chinese and teach it to others."

"You must be the change you want to see in the world." - Mahatma Ghandi

[Via PSFK]

21.8.08

PROTEÇÃO PRONTA PARA O FUTURO

Há alguns dias começou um burburinho por causa de dois robôs engravatados andando na Av. Paulista em São Paulo:



Daí rolaram posts no KibeLoco e no Jacaré Banguela chamando a atenção para o mistério e falando de uma projeção anunciando que "O futuro chegará pelo céu":



E ontem o Brainstorm#9 explicou que se trata de uma ação para Rexona com um homem voando de JetPack pela Paulista hoje (23 de Agosto, às 11h). Tudo isso foi criado pelos caras da CUBOCC para promover o novo Rexona Men:



As ações são interessantes e despertaram a curiosidade das pessoas que não sabiam se era coisa do Daft Punk ou da igreja. O jetpack deve ter causado um belo movimento hoje de manhã, mas acho que para construir uma experiência relevante para as pessoas e gerar um boca-a-boca significativo, as ações não podem parar por aí. E por favor, que não usem os filmes da campanha gringa:

19.8.08

BRAND TAGS BRASILEIRO

Em maio, Noah Brier deixou todo mundo histérico com o Brand Tags, uma ferramenta muito simples para descobrir o que as pessoas pensam sobre as marcas. Daí o pessoal do Grupo de Planejamento fez uma força tarefa para criar o brazil brand tags. As marcas ainda tem poucas informações, mas é tudo uma questão de participar...=)

15.8.08

A RELEITURA DOS MANGÁS

Nesse mundo de ultra-customização em que você pensa que já viu de tudo, sempre resta alguma surpresa escondida por aí. A editora japonesa Sakura Comics lançou um serviço para desenvolver mangás feitos sob encomenda.



O “Wedding Story Manga” permite que casais transformem suas histórias em quadrinhos e tenham uma lembrancinha muito diferenciada para os convidados do seu casamento. Quem contrata a editora precisa contar a sua história de amor e fornecer fotos pessoais para que a trama seja desenvolvida e os personagens desenhados em até 16 páginas.



A iniciativa é uma releitura interessante de como utilizar o formato mangá que me lembrou de outra utilização bacana. Há alguns meses, uma marca de cerveja resolveu transformar um personagem no seu garoto propaganda, inserindo o produto e o consumo na trama.



Claro que os dois exemplos servem para o Japão, onde o mangá tem um papel fundamental na cultura popular, mas acho que tem um aprendizado aí. Tanto a cerveja quanto o brinde de casamento são exemplos de como vender uma história e não um produto, utilizando um formato antigo para uma nova função.

Taí uma grande idéia de como transmitir uma mensagem através de uma história envolvente e profunda, e não de um comercial engraçadinho de 30 segundos que as pessoas vão esquecer assim que o intervalo da novela acabar.

Tudo isso não é nenhuma novidade, eu sei, vide o que a P&G e a Cover Girl fizeram com o Cathy's Book em 2006, mas acho que é uma forma muito mais relevante de conquistar as pessoas. Já pensou se a Turma da Mônica Teen comprasse roupas na C&A? Ou se o cobertor do Linus fosse da Buddemeyer?

[Via Trends in Japan]

13.8.08

OS SNEAKERS CUSTOMIZADOS

Ryz é uma nova marca de sneakers que produz apenas calçados desenvolvidos pelo próprio consumidor. Qualquer um pode customizar o tênis e submetê-lo a votação da comunidade online que irá decidir quais modelos serão vendidos.



Os designers dos calçados produzidos recebem US$ 1.000,00 e mais um dólar por cada par. O preço dos sneakers é US$ 90,00.



O modelo de negócio é uma nova forma de olhar para a indústria da moda. Ao invés de dizer o que as pessoas vão usar, por que não deixa-las decidir o que é mais bacana. "Ryz gives power to the people":



O resultado pode ser muito interessante, criando uma comunidade de fãs que realmente interagem com a marca, e não consumidores que vão esquecer dela assim que virarem a próxima página da Vogue.

E sim, é rentável. A camisetaria Threadless segue o mesmo modelo desde 2000 e hoje possui um faturamento anual de 30 milhões de dólares. Vida longa ao consumer-made!

[Via Springwise]

12.8.08

50 GESTOS PARA AJUDAR O PLANETA



O coletivo Wine & Twine fez uma lista muito bacana de 50 pequenos gestos mais verdes para ajudar a preservar o planeta. Além de muito didáticos, os atos são extremamente simples e mostram que para ajudar é só ter um pouquinho mais de força de vontade e menos preguiça. Pelo menos um gesto eu estou fazendo: dividindo. =)



[Via Update or Die]

IKEA BUSINESS

IKEA Business é uma forma muito inteligente da IKEA se aprioximar dos pequenos empresários, maiores consumidores dos móveis para escritório da marca. O site é uma comunidade para que os donos de pequenos negócios possam interagir e ver algumas idéias para transforar o espaço em que trabalham.



A iniciativa estabelece uma conexão forte entre a marca e essas pessoas que, normalmente, senten-se sozinhos na batalha para gerenciar o tão sonhado negócio próprio. Essa postura coloca a IKEA como uma parceira dos pequenos empresários, indo muito além do papel de vendedora de móveis bonitinhos e baratinhos para escritório.



Para reforçar essa conexão, foi lançado o concurso “Main Street Makeover”, uma competição para premiar uma comunidade de pequenos negócios com uma transformação dos escritórios e estabelecimentos. A transformação pode ser conferida no site em um reality show que traz idéias para mudar os locais de trabalho. A cidade vencedora foi Lansing, em Michigan:



Taí um projeto bacana para se conectar de verdade com as pessoas e cumprir a promessa da marca: "better life at work". Seria muito bacana se a ETNA ou a Tok&Stok fizessem projetos como esse. Dessa forma, acho que estariam vendendo mais do que móveis, mas ajudando a construir o real significado de uma casa/escritório: um sonho. Viajei?

7.8.08

CINEMA PARA MAMÃES

Quando nasce um bebê, nasce uma bolha. A quantidade de tarefas é tão grande, que as mães se fecham para o mundo e acabam deixando de fazer diversos programas que faziam antes, como cinema, por exemplo. Pensando nisso, a cinéfila Irene Nagashina resolveu organizar a CineMaterna, uma sessão de cinema em que as mamães podem levar seus filhos.



Tudo surgiu em uma comunidade no orkuk onde as mães contavam como sentiam falta de ir ao cinema. Depois de algumas sessões, a Playarte, muito inteligente, resolveu criar as sessões amigáveis para bebês. Tem até etiqueta para se comportar bem durante as sessões. Os encontros acontecem toda sexta-feira no Cine Bristol, em São Paulo e não faltam elogios e sugestões de novos encontros.



Acho que o projeto é muito bacana para a Playarte por conquistar a fidelidade de um grupo de mulheres. Tudo bem que a idéia veio das próprias mães, mas isso pode virar uma inovação para a marca, por que não?! Todo mundo vive falando de invovações como se fosse um bicho de sete cabeças. Taí uma inovação simples, bacana e relevante para as pessoas.

[Via dica da Dé e Vida Simples]

6.8.08

FLICKR DAY

No cabalístico dia 08/08/2008, próxima sexta-feira, o flickr vai promover o flickr 888, um dia para os usuários compartilharem as fotos do que estão fazendo. O objetivo é formar um grupo de fotos para dividir as diferentes experiências que estarão acontecendo. Casamentos, formaturas, almoços, trânsito ou um dia no parque. É quase uma resposta visual ao "what are you doing?" do twitter.



No ano passado, a ação foi dia 5 de maio e rolaram mais de 7 mil fotos do flickrverse. É incrível ver o álbum e ver o número de acontecimentos diferentes acontecendo no mesmo dia.



Algumas das imagens serão selecionadas e transformadas em postais pelo MOO. Forma muito bacana de gerar interação entre os usuários e estimular uma experiência divertida [e obviamente relevante] para as pessoas. Não dá vontade de participar?

NASCEU A AEIOU

São Paulo terá uma nova operadora de celulares, a Aeiou. A empresa tem a proposta de oferecer as tarifas mais baixas do mercado concentrando seus serviços na Internet para atender seu público: os jovens.



Para a atenção deles, a marca resolveu seguir a 'tendência' weezer e utilizar as celebridades brasileiras do YouTube para fazer barulho. A idéia é bacana porque mostra uma atitude jovem de verdade, sem ser um discurso marketeiro maquiado com gírias, e
traz o que o jovem quer: entretenimento e não bla-bla-bla-propaganda.



O portal também possui outras utilidades para entreter e não só vender. Além disso, concentra todas as operações da conta do usuário. Tudo para se aproveitar do ambiente online, com o qual o jovem tem muito mais familiaridade. Só isso já é uma inovação significativa, já que as outras operadoras possuem sites com 3 mil menus e navegação complicadíssima e sem nenhum atrativo.

O serviço é muito interessante porque preza pela simplicidade, disponibilizando para o usuário um sistema parecido com uma conta bancária. Você deposita dinheiro pra ter créditos e pode conferir seu saldo quando quiser.



Tudo isso sem tarifas exorbitantes ou de aparelhos de graça para o consumidor. Fica muito claro que o objetivo da empresa é oferecer as tarifas mais baratas e ser honesta com o consumidor, ao melhor estilo Net10. Essa estratégia me parece bem atrativa, já que telefonia não tem uma imagem muito boa no Brasil.



Resumindo: a proposta é muito boa! Não sei se vai "viralizar", mas pelo menos a marca é relevante [e falada]. Minha única crítica é: que nome ruim hein gente?

[Via indicação da Marília e FolhaOnline]

5.8.08

GRAFFITI NO BERLIN

Todo mundo vive dizendo que a cena do graffiti paulistanos é super movimentada e que dezenas de artistas incríveis circulam por aí, mas acho que temos pouquíssimo contato com ela. As exposições e galerias dedicadas à arte urbana já são poucas [particularmente só conheço a Galeria Choque Cultural] e a prefeitura ainda sai apagando obras de arte por aí.

Para chacoalhar um pouco esse cenário, o Clube Berlin inaugura HOJE um novo projeto que cede as paredes da casa a graffiteiros de peso uma vez por mês. A idéia é colocar as pessoas em contato com todo o ineditismo e talento dessa arte que representa a expressão de uma geração.



O artista de hoje é o OZI, um dos pioneiros do graffiti paulistano. Trabalhos muito bacanas:







A curadoria do projeto é do duo 6emeia, uma dupla brilhante de artistas que invadiu a mídia no ano passado. Os caras possuem uma visão interessante de revitalizar a cidade através da arte urbana, especialmente o Bom Retiro e a Barra Funda, berços culturais de São Paulo. Certamente você já viu o trabalho deles:



Não preciso nem dizer que é imperdível, certo?

4.8.08

O DIÁRIO DO BEBÊ 2.0

Ser pai/mãe é uma loucura. São tantas novidades, fraldas sujas, sorrisos, noites não dormidas, primeiras palavras e emoções que fica difícil ter tempo para fazer o tradicional álbum do bebê e ainda conseguir manter a vovó, as tias corujas e os amigos atualizados sobre como está o bebê.



O kidmondo é um diário online e organizador criado para ajudar os pais a compartilhar as histórias de seus bebês com amigos e familiares. Além de fotos e vídeos, o site ainda permite colocar informações em sessões sobre o crescimento, a alimentação e até montar um timeline da vida do bebê. Ou seja, o pediatra também pode se manter informado. No blog ainda rolam dicas e até sites similares pelo mundo. Não, nada de Brasil.



Senti falta da interatividade entre as mães no site, mas lendo mais sobre o projeto percebi que privacidade é algo importantíssimo para os usuários. Faz muito sentido, afinal nenhuma mãe quer espalhar as fotos ou as informações do seu pequeno por aí, para qualquer um usar.

De qualquer forma, o importante é que o site é uma forma simples de concentrar todas as informações importantes [e fotos fofas] do bebê. A idéia é extremamente útil para os papais e mamães que precisam de soluções rápidas e práticas no seu atribulado dia-a-dia. Pelo menos é o que alguns pensam ...



[Via Springwise]

CARREIRAS PARA MAMÃES


Quantas mulheres você conhece que passam [ou já passaram] pelo 'drama' de ter que parar de trabalhar com a chegada dos filhos ? Eu conheço muitas! Mas não é em todo lugar que elas precisam passar por esse drama. Em países civilizados de verdade como Canadá e Austrália, existem sites para ajudar essas working-moms a encontrar um emprego adequado às suas necessidades, tipo um Catho ou CareerBuilder para mamães.



O connectmoms e o CareerMums são classificados de empregos online com ofertas de emprego para mulheres com filhos que querem voltar a trabalhar ou que buscam empresas com cargos, horários e ambiente mais apropriados para mamães. Além dos classificados, os sites oferecem recursos como 'dicas para lidar com empregadores' e 'voltando a trabalhar'.



A proposta é extremamente útil para essas mulheres que, normalmente, sofrem muito com essa questão. Agora, já pensou se alguma marca destinada às mães resolve adotar essa causa e disponibilizar um serviço como esse? Isso sim seria conexão emocional.

[Via Springwise]

1.8.08

QUEM SÃO AS MARCAS GREEN?

Essa semana saiu um relatório da Outlaw Consulting realizado com jovens americanos trendsetteres para descobrir quais são as marcas verdes preferidas por eles, o 2008 Favorite Green Brands Index. Vale muito ler o resumo da pesquisa, pois os resultados são intrigantes.



O estudo identificou que esses jovens associam [equivocadamente] marcas com design minimalista e cool a práticas de preservação do meio-ambiente. A maioria dos pesquisados respondeu que marcas como Apple, IKEA e Google são green, mesmo sem ter certeza disso.

Isso mostra como o tal do branding bem feito é importante. Não me lembro de nenhuma dessas marcas ter sequer uma mensagem de proteção ao meio ambiente, tanto que alguns sonham com seu mac verde. No entanto, essas marcas são muito próximas do consumidor, e isso vai muito além do design moderno e simples.



Essas marcas possuem simplicade no DNA e se propõe a ajudar as pessoas, tornar tudo mais fácil, mais bonito e até mais barato [ou de graça]. Por isso, é natural que sejam associadas a uma causa tão importante para o planeta e para a vida das pessoas [e não 'consumidores'].

Outro ponto que chamou a minha atenção é que o estilo é determinante ao comprar produtos green [vale a pena ler um pouco sobre o eco-iconic]. No entanto, não estão dispostos a pagar preços altos por isso. É importante ressaltar que isso foi dito pelos formadores de opinião de um país hiper desenvolvido, e não pela dona de casa da classe C brasileira.



Isso serve para revermos algumas opiniões, pois mostra que o tal consumidor não acha justo ter que pagar mais por um produto ambientalmente consciente e isso não está necessariamente relacionado a nível cultural ou renda média. Por isso, cabe a nós, o tirânico mercado, desenvolver produtos que além de utéis e desejáveis também sejam acessíveis.

[Via PSFK e insights de Peter Lau]

A ARTE DE CONTAR HISTÓRIAS

Passeando pelo TED, me deparei mais uma vez com Jonathan Harris, um artista da era digital apaixonado por conhecer seres humanos e entender as suas histórias. Já conhecia um pedaço do seu trabalho, o inspirador We Feel Fine, um sistema incrível que mapeia os sentimentos das pessoas do mundo online. Vale passar um tempo por lá, pois algumas frases são realmente impactantes.

Além disso, Jonathan conta sobre outros projetos que mostram como o cara é um gênio ao criar frameworks para contar uma história, tornando-as mais interessantes e visualmente incríveis. Vale passear pelo site dele e conferir o lovelines, o thewhalehunt e o yahoo! time capsule (sim, também é dele).

As histórias que ele conta me fizeram lembrar de como o ser humano é intrigante e de como o mundo é gigante e não, ele não está 100% ao nosso alcance só porque temos uma conexão banda larga. Existem histórias que só podem ser conhecidas ao vivo, viajando, experimentando, procurando. Enfim, conhecendo gente. A pergunta é: por que continuamos presos em nossas mesas?