25.9.08

Entrevista com Russel Davis




O pessoal do Estalo fez uma entrevista muito interessante com o vangloriado Russel Davis, falando de temas muito atuais na vida dos planejadores, como a relevância das big ideas e como alguns planejadores estão se cansando da propaganda. Vale dar uma olhada, ainda mais porque o cara virá ao Brasil para o New Brand Communication 2008.
Um teaser para aguçar a curiosidade:

"Planejadores ficam entediados com a propaganda. Eu acho que planejadores tendem a ser naturalmente pessoas curiosas. Gostam de fazer coisas que não sabem direito como. Então, depois de um tempo, quando eles acham que absorveram tudo o que podiam da propaganda, vão fazer outra coisa da vida."

14.9.08

A ARTE DO SNEAKSKIN

Sneakskin é um adesivo super fino e a prova d'água que permite customizar seu sneaker, transformando um calçado em uma verdadeira obra de arte [urbana]. Esses stickers são parte do do Sneakart, um projeto com o objetivo de permitir que qualquer um possa personalizar seus tênis da forma mais criativa possível, ao melhor estilo open-design.



Os designers dos stickers ainda ganham 10% do valor de cada venda, um incentivo para que eles produzam estampas para o site e participem da comunidade. Além disso, uma parte dos lucros é destinada a ajudar o planeta.



Taí mais uma inovação "consumer-made" de verdade, além de muito mais sustentável que o Nike ID. E essa forma de personalização também pode ser estendida para outros produtos, como carros, por exemplo.

O Infectious, site em que as pessoas podem adquirir stickers para aplicar nos seus carros, permite que qualquer usuário desenvolva sua arte e submeta a aprovação dos visitantes. O sistema é bem parecido com a marca Ryz.



Como falei alguns posts abaixo, essa colaboração é intrínseca a nova dinâmica do consumo. E isso não significa que a indústria de massa está perdida. Muito pelo contrário. Como a Volkswagen UK mostrou há um tempo atrás, é possível agregar valor através de novas ferramentas.

[Via Springwise]

PELA PRESERVACÃO DAS ESPÉCIES

Essa semana assisti no TED uma apresentação inspiradora da Dra. Jane Goodall, ambientalista e primatologista que pesquisa as relações entre os homens e os outros mamíferos, criadora do brilhante projeto TACARE. Acho que nesse vídeo ela nos mostra alguns pontos a respeito dos quais precisamos refletir mais, especialmente nosso dever de cuidar das outras espécies.

Em apenas 20 minutos, Jane retoma com maestria o conceito de Eco-sistema. Temos o costume de tratar problemas como pobreza, fome, água, poluição, extinção e devastação de forma isolada. No entanto, ela nos mostra que tudo isso é um conjunto que precisa ser resolvido de forma integrada para a manutenção do sistema e, consequentemente, das nossas vidas.

PONOKO: O MÁXIMO DA CUSTOMIZAÇÃO

Ponoko é um serviço para quem adora ter idéias mirabolantes para criar produtos, ou seja, todo mundo. O site possibilita que as pessoas produzam seus projetos mais originais através de uma comunidade de co-criação entre designers profissionais, produtores e compradores.



O objetivo é materializar as idéias das pessoas fornecendo toda a logística necessária para isso. O resultado é um conjunto de produtos super originais e divertidos, desde jóias até descansos de copo muito diferenciados.



O serviço é uma grande idéia porque leva o conceito de customização para outro patamar, já que o "open-design" permite que todo mundo crie um objeto sem as limitações impostas pela indústria. E esse é um movimento muito importante, pois oferece opções mais exclusivas e até financeiramente mais viáveis aos produtos de massa, como por exemplo os Sneakers Customizados. Resta saber como as marcas vão se comportar nesse cenário...




[Via Springwise]

12.9.08

PLEASE DRESS ME




O PleaseDressMe é um Google de camistesas para você encontrar t-shirts sobre o que você quiser. A idéia é muito bacana e rolam alguns temas muito divertidos, mas o serviço ainda é um pouco limitado, pois não possui uma variedade muito grande de temas e tags. De qualquer forma, tem muita coisa bacana em funny, orange, sex e twitter.
Vale passear e gastar uns tostões.




[Via PSFK]

11.9.08

BEFORE I DIE I WANT TO...

Todo mundo já disse essa frase alguma vez na vida. Ela nos transmite a segurança de que algum dia colocaremos aquele projeto esquecido/difícil/tresloucado em prática algum dia. Ler livros, ouvir CDs, viajar...mil coisas.

Pensando no poder dessa frase, 2 designers apaixonadas por pessoas resolveram criar o projeto Before I Die I Want To.... A idéia consiste em fazer essa simples pergunta e estimular as pessoas a refletirem sobre o que é realmente importante em suas vidas.



As respostas são registradas em polaroids e as autoras do projeto pretendem entrar em contato com essas pesssoas daqui a alguns anos para lembrá-las do que elas ainda tem de fazer.



Adoro esses conteúdos colaborativos para dividir anseios e angústias, como o Dear God ou até o We Feel Fine. É muito bacana explorar as respostas, pois te faz pensar sobre a sua vida e em como o mundo é cheio de perspectivas diferentes. Mas mesmo assim, não sei o que responderia...e você? alguma idéia?

[Via mais uma referência da Hashi e twitter da Fô]

9.9.08

KIDFRESH: A EVOLUÇÃO DA MERENDA

Kidfresh é uma nova proposta para alimentação infantil, combinando saúde e diversão em refeições lúdicas e nutritivas. Idealizado por um chefe e um nutriconista, o negócio tem é uma espécie de Whole Foods junior com o objetivo de resolver o problema da falta de tempo dos pais para preparar os alimentos dos seus filhos.



A Kidfresh tem um cuidado especial para criar diversas opções de refeições que sejam saudáveis sem deixar de ser sedutores para as crianças, gerando uma experiência divertida e não apenas um alimento.



E diversão é tão importante que existem opções customizáveis de refeições e cursos de culinária para que os pequenos possam brincar e comer ao mesmo tempo.



Acho a idéia muito inteligente, afinal a forma e o sabor são muito importantes para a criança, consumidora voraz de bombas de açúcar e gordura como Trakinas e Cheetos. Taí uma opção que oferece saúde, nutrição, bem-estar e diversão. E sim, as crianças adoram.



[Via referências incríveis da Hashi]

7.9.08

AS MELHORES APRESENTAÇÕES DO MUNDO

Na semana passada saiu o resultado do concurso anual do SlideShare "The World's BestPresentation" . Vale muito dar uma fuçada pelas vencedoras para ter inspirações, dar risadas, se emocionar e aprender que saber utilizar o PowerPoint e o Keynotes pode ser uma arte. A 1a colocada é um belo chacoalhão para prestarmos atenção no maior problema do mundo hoje: água.

THIRST
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Thirst foi feita pela Apollo Ideas, uma daquelas empresas especializadas em montar apresentações mais impactantes e menos chatas. O concurso do ano passado também foi vencido por eles com Shift Happens, mostrando que os caras também se importam com conteúdo.

Outra muito interessante [e direta]:



A simpática Sacha Chua também é interessante, especialmente pela simplicade ao explicar as coisas . Isso é muito bacana, já que o concurso tem muita "bullshitagem" em compilados de fontes bonitas com fotos descoladas do flickr e nenhuma informação relevante. De qualquer forma, dá para separar joio e trigo. =)

2.9.08

TWITTER E AS MICRO-HISTÓRIAS


É incrível como o twitter pode ser uma ferramenta para disponibilizar conteúdo. URLs, referências, notícias, fake twitts e uma série de informações. Além disso, algumas pessoas descobriram uma nova utilidade para o microblogging: escrever romances.



Matt Richtel é um jornalista que está escevendo um romance no twitter em tempo real - um Twiller. "Hence: Twiller" conta em micro-capítulos de 140 caracteres a história de um homem que acorda no Colorado [USA] com a suspeita de ter assassinado alguém. O enredo é quase não linear, pois conta a história através de lembranças e acontecimentos perdidos no tempo.



Além de instigante, o formato pode ser muito eficiente na nossa cultura cada vez mais dinâmica e superficial. Cada informação é cada vez mais fast-food enquanto a quantidade delas se multiplica infinitamente.


A tendência de short-stories ganhou forma através dos celulares no Japão, onde o mobile funciona como plataforma de informação e entretenimento há bastante tempo. Desde 2005, romances têm feito muito sucesso na tela dos celulares por lá.



Um bom exemplo disso é DeepLove, a história de uma prostitua adolescente no submundo de Tokyo que, após a difusão nos aparaelhos móveis, foi publicada e vendeu mais de 2.6 milhões de cópias.



Acho que isso nos mostra que essa dinâmica de conteúdo rápido exige mais que novos formatos, desenvolvendo novas formas de contar essas histórias, extrapolando os modelos tradicionais de comunicação. E isso não é privilégio do Japão. Acredito que por aqui esse papo faria muito sucesso, ainda mais com a nossa fixação por novelas...

[Via PSFK]