26.8.08

SAMSUNG E A INTERATIVIDADE

Interatividade é uma palavra banalizada. Todo mundo fala disso com a maior autoridade e está sempre gritando por aí que sabe o que isso significa só porque lançou "a ação mais interativa ever". Mas é difícil ver algo realmente novo e relevante.

Há algum tempo, o Choose Your Path deixou as pessoas histéricas com a possibilidade de interagir com os vídeos do YouTube em um jogo-vídeo-história muito interessante. O sistema que utiliza as anotações de vídeo para turbinar a troca de informações é muito interessante e certamente teria dado outro rumo para a finada lonelygirl15.



Daí a Samsung lançou o Follow Your Instinct, uma série de vídeos para divulgar o novo smart phone da marca. O roteiro e a produção são muito bem amarrados para criar uma experiência divertida e transmitir uma atitude dinâmica e provocante sem ter que usar palavras.



Claro que a campanha online tem produto e mostra como ele tem mais features que o concorrente [e de forma muito bem-humorada, diga-se de passagem], mas ter uma história que realmente envolve é muito mais relevante para as pessoas.

Acredito que esse é o futuro, especialmente com a chegada de novas ferramentas de interatividade, como os TV Widgtes. Esse software permite navegar pelos favoritos da internet através do controle remoto, integrando funções da web e da TV em uma única plataforma de entretenimento.

Mas para criar experiências interessantes como Instinct, é preciso compreender esse novo cenário e ter em mente que a boa e velha interatividade é um recurso para envolver e se conectar com as pessoas, e não uma melancia para pendurar no pescoço [ou no produto] para parecer cool, trendy e outros jargões sem sentido...

[Via Colméia e PSFK]

Nenhum comentário: