29.5.08

INOVAÇÃO ALÉM DA CONTA

Por que algumas coisas estão ficando tão complicadas? Será que esse mundo de valor agregado, benefícios ultra inovadores e "diferenciação" não cansa?! Meu ponto é: algumas coisas estão ficando elaboradas demais!

Exemplo 1: Digital Pot.


O designer Junyi Heo desenvolveu um vaso de plantas inteligente, com uma tela de LCD que mostra as condições do solo, temperatura, nível da água e outras coisas para apontar as necessidades da planta. O software gera expressões faciais que indicam os sentimentos da planta, como frio, calor, sede e etc. O Digital Pot é ligado ao computador por uma entrada USB que transmite todas as informações para um banco de dados.


Muito bacana e super inovador, mas não poderia ser só um vaso de plantas?! Claro que esse sistema pode ajudar muito em plantações ou até jardins, mas criação digital de um vaso de planta é um pouco demais para mim.

Exemplo 2: Cappuccino 3 Corações Decaf + Fibras


O portifolio de cappuccinos da marca 3 corações é extenso: Clássico, Chocolate, Diet, Light, Sachets (Chocolate, Baunilha e Canela). O último lançamento dessa família de produtos foi o Decaf+Fibras. Isso mesmo, além de descafeinado tem fibras, o que é muito bacana, pois essa consumidora se preocupa com saúde, funcionalidade e blá blá blá. Não é a toa que a marca é líder no segmento.

Ok. Muito alinhado às vontades da consumidora e às tendências, mas poxa, cappuccino com fibras? Não poderia ser só um cappuccino e tudo certo?


Para mim, esses são exemplos de que talvez algumas coisas estejam ficando muito complicadas. Talvez algumas empresas devam focar no business central, no que elas sabem fazer, ao invez de tentar seguir/criar a próxima tendência. Nem todo mundo é a Virgin!

O Livro Get Back in the Box: How Being Great at What You Do Is Great for Business, de Douglas Rushkoff fala exatamente disso, de manter-se no foco. É possível inovar aí. Acho o ponto interessante porque muitas acabam se perdendo.


O simples pode acabar sendo muito mais interessnate (e até lucrativo). Exemplo disso é a Innocent, que faz bebidas e ponto. Ou a Method, que é contra a sujeira e é isso aí. Enfim, food for thought.

[Via PSFK e Conversas com Debora Nitta]

Um comentário:

Felipe Mortara disse...

A evolução dos produtos, das marcas, tem que ser ao estilo Martinho da Vila:
"Devagar, devagar, devagarinho"

Se não, a marca pode precisar retroceder.

Show esse blog novo! Ja dei maçã D
fica na paz,
abs,
Felipe
PS: recém chegado do Etna, fantastico. Ontem a noite vi erupção e lava corredno de leve pela montanha. É magico!