24.11.08

INTERNET POPULAR BRASILEIRA


Já ouvi diversas vezes aquela velha discussão sobre a importância da Internet para a população brasileira. São diversos números, planilhas e percentagens que levam às pessoas a repetir sempre o mesmo discurso de que Internet é algo ínfimo no Brasil.




Mas para mostrar que esse cenário é bem diferente, [graças a Deus] a Regina Casé resolveu mostrar a IPB, Internet Popular Brasileira, no seu quadro no Fantástico, o Central da Periferia. O programa mostra como as classes mais baixas da população estão se relacionando com a tecnologia, retratando uma inclusão digital que aconteceu na marra, movida pelo crescimento das lan houses.

Hoje o país conta com mais de 90 mil lan houses. Para estabelecer um padrão de comparação, o McDonald's possui 1160 lojas no Brasil. Mas por mais consistentes que sejam os argumentos, parece que as pessoas não se convencem da força da Internet para os brasileiros.



O programa mostra que essa expressão continua sendo motivada pela socialização MSN-Orkut, mas que muitas pessoas enxergam a Rede como uma grande fonte de informações, oportunidades de negócios e um meio de inclusão cultural. E o mais interessante é que a iniciativa acaba educando a população, uma vez que o Fantástico possui uma audiência significativa em todas as classes.


Acredito que vale muito assistir para mudar um pouco a visão sobre a inclusão digital no país. Mudou a minha.

1º episódio - 16/11:



2º episódio - 23/11:


[Via ViuIsso?]

2 comentários:

Pa disse...

Peloamordedeus, vai atrás de uma entrevista com esse cara do episódio 2, nunca vi um líder de comunidade assim. Fudido! Vou votar nele! E além de tudo é bonito. Beijo.

mabrugnolo disse...

Impressionante mesmo... 1) Como o Brasil ainda tem muuuito o que crescer; 2) Como as pessoas sao inteligentes! Mesmo sem informacao e estudo, vao atras e alcancam; 3) Como o brasileiro e' altruista......

da goxto de ver!!
saudadessss