5.2.09

CANAL MOTOBOY



Sou um motorista que sempre teve problemas com motoboys. Para mim, os caras sempre tiveram aquela imagem de "vândalos do trânsito". Para derrubar esse estereótipo, a comunidade de Profissionais Motociclistas de São Paulo criou um projeto audiovisual em que os próprios motociclistas mostram a sua realidade.



O canal*MOTOBOY é um projeto colaborativo criado em 2007 no qual 12 motoqueiros postam sua realidade através de fotos e palavras-chave, documentando sua realidade através do celular. Assim, constróem um mosaico cheio de emoções, angústias, visões e reflexões que formam um verdadeiro estudo antropológico.




"o projeto canal*MOTOBOY propõe um espaço público digital, onde emissores e usuários experimentam um uso social das redes telemáticas. Uma experiência colaborativa que fomenta a auto-representação de coletivos e comunidades que sofrem com os estereótipos projetados pelos meios de comunicação preponderantes."

Além de ser uma representação nua e crua da realidade dessas pessoas, acredito que esse projeto reafirma a inclusão digital que os 150 milhões de celulares (dados Anatel) promoveram no Brasil. Mais do que isso, é um grande exemplo da força que essa ferramenta de comunicação tem para todas as camadas e grupos sociais.



[via post bacana lá no The Skull Nu]

Nenhum comentário: