2.9.08

TWITTER E AS MICRO-HISTÓRIAS


É incrível como o twitter pode ser uma ferramenta para disponibilizar conteúdo. URLs, referências, notícias, fake twitts e uma série de informações. Além disso, algumas pessoas descobriram uma nova utilidade para o microblogging: escrever romances.



Matt Richtel é um jornalista que está escevendo um romance no twitter em tempo real - um Twiller. "Hence: Twiller" conta em micro-capítulos de 140 caracteres a história de um homem que acorda no Colorado [USA] com a suspeita de ter assassinado alguém. O enredo é quase não linear, pois conta a história através de lembranças e acontecimentos perdidos no tempo.



Além de instigante, o formato pode ser muito eficiente na nossa cultura cada vez mais dinâmica e superficial. Cada informação é cada vez mais fast-food enquanto a quantidade delas se multiplica infinitamente.


A tendência de short-stories ganhou forma através dos celulares no Japão, onde o mobile funciona como plataforma de informação e entretenimento há bastante tempo. Desde 2005, romances têm feito muito sucesso na tela dos celulares por lá.



Um bom exemplo disso é DeepLove, a história de uma prostitua adolescente no submundo de Tokyo que, após a difusão nos aparaelhos móveis, foi publicada e vendeu mais de 2.6 milhões de cópias.



Acho que isso nos mostra que essa dinâmica de conteúdo rápido exige mais que novos formatos, desenvolvendo novas formas de contar essas histórias, extrapolando os modelos tradicionais de comunicação. E isso não é privilégio do Japão. Acredito que por aqui esse papo faria muito sucesso, ainda mais com a nossa fixação por novelas...

[Via PSFK]

Nenhum comentário: