10.6.08

APPLE E MOBILEME

Ontem foi iDay (WorldWideDevelopersConference), dia do Steve Jobs apresentar as últimas noviades da Apple e deixar geeks, techno freaks e metidos a descolados histéricos. O lançamento do novo iPhone 3G cumpriu muito bem seu papel. Além de ser mais rápido, mais barato e mais fino ele também vem na cor branca, o que é o máximo para alguns. O comercial do novo gadget:



OK, achei muito bacana, mas o que realmente me deixou histérico foi o MobileMe. Trata-se de um sistema de sincronização muito mais prático e inteligente do que o tradicionl Exchange que integra seus emails, contatos e calendário.


O MobileMe dispensa a 'torre' ou uma conexão física via USB, porque tudo é sincronizado pela internet, em um servidor que a Apple chama de Cloud (ou nuvem). Funciona assim: se você faz uma alteração em um contato ou manda um email com o seu iPhone, isso é automaticamente atualizado no servidor, que disponibiliza os dados no seu iPhone, iPod touch, Mac ou PC.



Você ainda pode acessar tudo no Me.com, domínio que causou tanto buzz nos últimos meses e que é a grande sacada de integração de informações. No portal, dá para acessar emails, contatos e calendário de qualquer dispositivo, de onde você estiver. Ainda é possível gerenciar seus albuns de fotos em Gallery, sincronizados com o seu iPhone, claro. Além disso, também é possível compartilhar seus albuns com seus amigos e permitir que eles copiem suas fotos ou até façam o upload de novas. Como se fosse sua página do Flickr turbinada.


Sei que parece comercial do polishop, mas ainda tem mais! Através do iDisk, você tem um disco virtual de 20GB para armazenar arquivos. Com ele, é possível compartilha-los com seus amigos através de links para downloads, ao melhor estilo 4shared ou RapidShare. Ok, se não deu pra entender, segue o tutorial:



Claro que tudo isso tem um custo [$9,99 mensais] que, na minha opinião, vale MUITO a pena. Através de um servidor você tem a integração de todos os seus dados + um combo de armazenamento de imagens e arquivos disponíveis em qualquer lugar a qualquer hora. Mais uma vez, a Apple me convenceu de que PRECISO disso. Brilhante, incrível e sensacional.

Nenhum comentário: