Em meio a histeria de Cannes 2008, acho que vale destacar um dos prêmios, o Grand Prix de Viral: "Year Zero", o case de lançamento do último CD da banda Nine Inch Nails.
A 42 Entertainment desenvolveu com maestria um ARG (Alternative Reality Game) repleto de mistérios e enigmas. Os recursos útilizados deixam o conceito de 'novas mídias' no chinelo, desde de pen drives deixados em banheiros de boates até mensgagens codificadas no fim de uma música. Vale muito visitar o site do case ou acessar o post do Brainstorm9 e a Wikipedia para uma explicação mais detalhada.
Não foi à toa que na época a Rolling Stone chamou a ação de "way cooler than Lost" (Muito mais legal que Lost). Em vez de vender um CD, a banda criou uma experiência alucinante de entretenimento que redefiniu o que é ser uma banda underground e, segundo a crítica, é a nova forma de arte.
É um bom aprendizado para todos nós que lemos milhares de laudas sobre social media, generation Y e bla bla bla. Isso é Arte/Entretenimento 2.0 de verdade. Clap Clap Clap
18.6.08
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