23.6.08

VÁ DE BIKE!

Andar de bicicleta é o ápice do comportamento green. Você não polui o ar, não pega trânsito e ainda gasta umas calorias. O único problema, além das eventuais gotas de suor, é a complexidade de comprar, manter e 'estacionar' a sua magrela em um lugar seguro.


Pelo mundo afora rolam soluções bacanas para isso, como o Bicing (Espanha e Protugal), o Oybike (Londres) e o estiloso Vélib' (Paris). Mas o sistema que será implantado em Montreal é realmente incrível: o Public Bike System (PBS), um sistema com estações inteligentes espalhadas pela cidade, disponibilizando as bikes da forma mais simples possível.


Através do site, dá para localizar a mais próxima e inclusive saber quantas bicicletas estão disponíveis. O pagamento é feito na própria estação com débito, crédito ou membership card, tudo na base do self-service. E sim, a bike pode ser devolvida em qualquer estação do PBS


O bacana é que as estações automatizadas funcionam com energia solar e possuem conexão wireless para transmitir os dados para uma central que controla a localização de todas as unidades e disponibiliza as informações no site. Além disso, as estações são modulares, permitindo que sejam instaladas e desistaladas com a qualquer momento.


Em Berlin também rola um serviço bem bacana: o Call a Bike. Seu sistema não é tão tecnológico quanto o PBS, mas é muito interessante, pois permite que qualquer um alugue uma bicileta por telefone, onde quer que ela esteja estacionada.


Até a Ikea está pegando carona nesse movimento. A rede pretende disponibilizar um aluguel de bicicleta + engate para que seus consumidores na Dinamarca possam levar suas compras para casa. Afinal, quem precisa de carro?


Por aqui as bicicletas ainda não têm tanta força, mas a Bicicletada está aí para revindicar o espaço das bicicletas como meio de transporte. Aliás, a próxima de São Paulo é sexta-feira, 27/07. Duas rodas é o futuro!


[Via PSFK]

Nenhum comentário: