26.6.08

CANNES 2008 E MAIS ALGUNS CASES MEMORÁVEIS

Finalmente algumas coisa de Cannes 2008. O festival teve muitos cases interessantes, por isso vale xafurdar um pouco no site. Nesse post coloco o que mais me impressionou.


Times Of India - GP em Direct e Integrated Lion
O jornal Times of India desenvolveu um plano de ações para provocar os indianos e lembrá-los de seu papel na construção do país. O resultado foi a mobilização da população (mais de 1 bilhão de pessoas) em prol da eleição de um novo líder e do fortalecimento de uma nação. Chocante e emocionante:



Halo 3 - Believe. GP em Integrated e GP em Film

Para o lançamento do terceiro game da série Halo, a campanha enfatizou o drama épico da equipe de Master Chief (o jogador) através de diversos meios que mostrassem a trama como uma história real, um marco para a raça humana. O resultado é esplêndido:



Vale assitir outros filmes e navegar pelo site.

Os 2 têm um ponto em comum: tocaram o coração das pessoas. A frase parece cliché, mas não estou me referindo ao "bla-bla-bla envolvimento emocional", e sim a forma como eles conqusitaram as pessoas e não os consumidores. No fim das contas, não importava mais o jornal ou o video game, mas as histórias que estavam sendo contadas. E através delas, as marcas conseguiram criar nas pessoas aquela sensação única de quando você lê um livro muito bom ou assiste a um filme estupendo. Mas tudo isso só foi possível porque o objetivo desses trabalhos não era criar uma campanha, mas mobilizar as pessoas.

[Alguns comentários geniais aqui]

E mais algumas coisas interessantes...

Uniqlo - Uniqlok. GP em Cyber e GP em Titanium
Muita gente achou só uma bobeirinha, mas eu gostei muito de Uniqlok. A Uniqlo é uma varejista de roupas (tipo uma C&A) voltada para o público jovem. A ação criada foi um aplicativo (widget) para blogs, uma janelinha que parece um relógio, mostrando uma performance diferente a cada 5 segundos, combinando elementos muito fortes da cultura local: dança, música, nonsense e muitas roupas.

As pessoas clicavam e iam para o site da ação e posteriormente da marca. Ok. Pode parecer bobo e sem sentido, mas mais de 27 mil widgets foram instalados e mais de 68 milhões de views foram registrados e a ação virou um tema amplamente discutido. Não podemos esquecer que o Japão é outro mundo, onde a conectividade e interatividade estão léguas a nossa frente, especialmente para os jovens.




Million. Titanium Lion

A Droga5 recebeu da Secretaria de Educação de NY a difícil missão de tornar a educação interessante para os jovens. A solução foi brilhante: um celular inteligente que inspirasse e cativasse os alunos. Acho que uma das primeiras iniciativas reais para solucionar a velha questão "como captar a atenção dos jovens multiconectados bla bla bla":




Também considero muito importante dar uma olhada no case de Year Zero para a banda Nine Inch Nails, GP em Cyber, postado alguns dias atrás.

É isso. Acho que a grande conclusão é que não adianta apenas falar em interligar meios e envolvimento emocional se isso não estiver no DNA da comunicação. Temos um sistema comunicacional totalmente novo nas mãos e precisamos saber o que fazer com isso. E também não podemos ficar falando que isso não serve para país emergente, porque a massa não tem internet. Times of India está aí para mostrar que é possível mobilizar e envolver sem uma renda per capta estratosférica.

[Via estalo + Brainstorm#9 + Reflexões]

Um comentário:

Thaysa Azevedo disse...

Lindo!! Parabéns! Gostei muito do post e dos comentários! Beijo grande, Thá.