Tudo começou em 2000, quando Kevin Kelly, ou Someguy, pegou 100 diários e deu aos seus amigos, parentes, conhecidos e deixou outros em bares, cafés e outros lugares. Quem recebesse o diário tinha uma missão simples: expressar-se através de imagens, histórias, textos em 2 páginas e passar para frente. As contribuições são incríveis:
A continuidade da projeto depende da boa vontade de quem receber o diário se expressar e passar a frente. Isso até que alguém ache que é hora de devolver à sua origem e mande um email para os organizadores. Hoje, existem 999 diários viajando e apenas 1 foi devolvido.
Mas não é por falta de cooperação. As pessoas gostaram tanto da idéia que os autores criaram uma rede social onde é possível ver scans dos colaboradores . E depois de inúmeros pedidos, o projeto ainda foi extendido através do 1001 Journals.
No ano passado, foi lançado um livro com 212 contribuições do mundo todo, o The 1001 Journal Project Book, disponível na Amazon.
Em 2007 também foi lançado um documentário que ganhou diversos prêmios em festivais de cinema. No site rolam mais informações. Abaixo o trailer do filme:
O mais sensacional é a quantidade enorme de colaboradores produzindo um conteúdo de altíssima qualidade. E tudo começou isso muito antes de se falar em geração conteúdo e broadcast. Incrível!
[Via twitter da rebokel. TKS!]
2 comentários:
muito legal, hein? imagine se daqui a pouco a gente descobre que isso era uma acao de mkt da faber castel?
Ha! Muito bacana mesmo!
Fiquei pensando nisso quando escrevi....já pensou o projeto animal que a moleskines poderia fazer com isso? Concursos, comunidades, mil coisas.
Ok, me empolguei...O_o
Postar um comentário