Ryz é uma nova marca de sneakers que produz apenas calçados desenvolvidos pelo próprio consumidor. Qualquer um pode customizar o tênis e submetê-lo a votação da comunidade online que irá decidir quais modelos serão vendidos.
Os designers dos calçados produzidos recebem US$ 1.000,00 e mais um dólar por cada par. O preço dos sneakers é US$ 90,00.
O modelo de negócio é uma nova forma de olhar para a indústria da moda. Ao invés de dizer o que as pessoas vão usar, por que não deixa-las decidir o que é mais bacana. "Ryz gives power to the people":
O resultado pode ser muito interessante, criando uma comunidade de fãs que realmente interagem com a marca, e não consumidores que vão esquecer dela assim que virarem a próxima página da Vogue.
E sim, é rentável. A camisetaria Threadless segue o mesmo modelo desde 2000 e hoje possui um faturamento anual de 30 milhões de dólares. Vida longa ao consumer-made!
[Via Springwise]
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2 comentários:
Muito legal drezito.. me fez lembrar algumas iniciativas parecidas como o camiseteria ki do brasil.
Mas qdo a gente fala de consumidor criando a gente fala de um tipo concurso de designers (nesse caso). Eu (pessoa "normal") até posso criar, mas com expertise e talento desses caras é quase impossivel ganhar.
Um encontro de Dali x Golias, Paint x Photoshop.
hahahahah
pois é Renans. Mas o objetivo é permitir que designers criem e emplaquem seus projetos. Daí as pessoas todas, incluindo os não-desenhistas-artistas-como-nós pelo menos escolham o que é bacana...=P
E tb me lembrou da camisetaria, mas aí descobri que a camisetaria se inspirou na empresa que eu coloquei no post, que é dos mesmos donos da Ryz. Daí não vale...rs
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