15.8.08

A RELEITURA DOS MANGÁS

Nesse mundo de ultra-customização em que você pensa que já viu de tudo, sempre resta alguma surpresa escondida por aí. A editora japonesa Sakura Comics lançou um serviço para desenvolver mangás feitos sob encomenda.



O “Wedding Story Manga” permite que casais transformem suas histórias em quadrinhos e tenham uma lembrancinha muito diferenciada para os convidados do seu casamento. Quem contrata a editora precisa contar a sua história de amor e fornecer fotos pessoais para que a trama seja desenvolvida e os personagens desenhados em até 16 páginas.



A iniciativa é uma releitura interessante de como utilizar o formato mangá que me lembrou de outra utilização bacana. Há alguns meses, uma marca de cerveja resolveu transformar um personagem no seu garoto propaganda, inserindo o produto e o consumo na trama.



Claro que os dois exemplos servem para o Japão, onde o mangá tem um papel fundamental na cultura popular, mas acho que tem um aprendizado aí. Tanto a cerveja quanto o brinde de casamento são exemplos de como vender uma história e não um produto, utilizando um formato antigo para uma nova função.

Taí uma grande idéia de como transmitir uma mensagem através de uma história envolvente e profunda, e não de um comercial engraçadinho de 30 segundos que as pessoas vão esquecer assim que o intervalo da novela acabar.

Tudo isso não é nenhuma novidade, eu sei, vide o que a P&G e a Cover Girl fizeram com o Cathy's Book em 2006, mas acho que é uma forma muito mais relevante de conquistar as pessoas. Já pensou se a Turma da Mônica Teen comprasse roupas na C&A? Ou se o cobertor do Linus fosse da Buddemeyer?

[Via Trends in Japan]

Um comentário:

Thaysa Azevedo disse...

AMEI ISSO! Queria casar de novo só pra fazer um desses pra mim! Ah! E cobertor do Linos é a tua cara! hahahahahahaha!Kisses!