11.7.08

LIVELY - O METAVERSO DO GOOGLE

Antes de qualquer coisa, o que é um metaverso? Metaverso é um mundo virtual em que as pessoas interagem através de personagens que elas criam, ou os famosos avatares. É interessante analisar essa tendência porque existe uma questão sociológica muito forte que leva as pessoas a expressarem sua personalidade através de uma identidade 'nova'.



O Second Life é o metaverso que mais deixou as pessoas histéricas nos últimos tempos. O grande problema com o Second Life era complicação: comandos estranhos + customização de personagem dificílima + interação complicadíssima. Por isso a grande questão de que a bolha murchou.

E aí o Google surpreendeu todo mundo mais uma vez e lançou o seu metaverso, o Lively, misturando um pouco da plasticidade do Second Life com o visual fofo-cartoon do BarbieGirls, o metaverso hit da boneca Barbie e muita simplicidade.



Para interagir, o Lively permite que o usuário crie seu ambiente, como se fosse uma sala de bate-papo, disponibilizando móveis e todo tipo de adereços para customizá-lo.



Um ponto bacana é a possibilidade de adicionar gadgets, por exemplo um display para videos do YouTube, permitindo que os usuários participem de experiências juntos. Ainda é possível adicioná-lo a sua conta do Facebook, facilitando o acesso dos seus amigos.



Projeto muito interessante! Especialmente porque depois do descontrole Second Life, as pessoas deixaram de falar de metaversos. Mas o Lively traz uma combinação interessante. Pelo menos é o que as pessoas estão achando...

[Via twitter do Alexandre]

Nenhum comentário: