
Não é novidade que a propaganda suja a paisagem urbana, mas essa postura não se encaixa na conjuntura atual. As pessoas esperam cada vez mais atitudes das marcas, desde uma preocupação maior com o meio ambiente até um papel ativo na sociedade.
Nesse contexto, achei muito interessante um movimento que está rolando lá fora, a 'clean-vertising' . Empresas de ações de guerrilha como a londrina Street Advertising Services e a holandesa GreenGraffiti utilizam jatos de água de alta pressão em ruas e paredes sujas para fazer intervenções que acabam limpando a cidade.


Me lembrou da 'faxina artística' que o artista Alexandre Órion fez no túnel Ayrton Senna ano passado e da ação da Lew Lara para promover o Dia Mundial Sem Carro:


Claro que no caso das empresas, continua sendo propaganda e, portanto, o único interesse em 'limpar' é poder estampar o logo em algum lugar. Mas pensando bem, se uma marca abraça a causa de verdade, não só utilizando um meio que não agride a natureza, mas também fazendo alguma coisa para acabar com a poluição, sujeira e degradação, acaba assumindo um papel mais ativo na comunidade e, consequentemente, relevante na vida das pessoas. Isso sim é construir uma postura.
[Via Springwise]
Nenhum comentário:
Postar um comentário