24.7.08

QR CODES DECORATIVOS

Antes de qualquer cosia, o que é um QR Code? Desenvolvido no Japão, o QR [Quick Response] é um código de barras bi-dimensional que, uma vez 'lido' por um celular [inclusive iPhones], disponibiliza informações no display. O Kaywa Reader explica mais didaticamente:



Por aqui a tecnologia só apareceu em uma campanha da Fast Shop, que tentou catequizar as pessoas sobre a nova tecnologia.



Os americanos desenvolveram o similar Data Matrix, mas ainda não se tornou febre como entre os nipônicos. No Japão a histeria inclui códigos em cartões pessoais com links para CVs, embalagens com tabelas nutricionais e até tatoos. Mas é em São Francisco que rola uma aplicação muito interessante - como decoração:



Isso mostra que esses pixels podem ter desdobramentos incríveis, a exemplo do que aconteceu com os códigos de barra comuns depois do barcode revolution. Quem sabe um código não pode estar escondido em um ícone do space invaders?



Dominar essa tecnologia pode trazer opções incríveis para a propaganda. Um mero anúncio de revista pode ter um novo significado. Se for persuasivo o suficiente, o consumidor pode comprar direto pelo celular, aproveitando-se efetivamente da mobilidade.

Nenhum comentário: